terça-feira, 5 de julho de 2011

I Encontro do GIPE em Diamantina / MG

Durante os dias 1 e 3 de julho de 2011 foi realizado em Diamantina/MG o I Encontro do GIPE com dois objetivos muito especiais. O primeiro deles foi promover o encontro entre todos os membros do GIPE, espalhados em dois núcleos: UFVJM/Diamantina e UFMG/Belo Horizonte. O segundo foi a construção em conjunto do escopo e estrutura do primeiro livro do GIPE, sobre a Serra do Espinhaço, previsto para o final do ano de 2012.

O primeiro dia do Encontro, que aconteceu na sede do GIPE, localizada em Diamantina na rua Silvério Lessa, foi destinado a conhecer o espaço e as exposições que acontecem na casa e que atendem várias escolas da região, apresentando conteúdos importantes sobre a formação do planeta, sistema solar e arqueologia, essenciais à compreensão da formação da Serra do Espinhaço.


Neste primeiro momento foi realizada uma apresentação formal do GIPE para os alunos do Curso de Graduação em Humanidades, da UFVJM, monitores voluntários e responsáveis pela construção das exposições, sob o auxílio dos professores Marcelino Morais, Danielle Piuzana e Marcelo Fagundes, membros do GIPE.


O processo de construção do escopo do livro do GIPE levou em consideração as formações dos membros e seus interesses em temas de pesquisa distintos, sempre na região do Espinhaço porém com olhares diferenciados. A proposta do grupo é a criação de um livro com conteúdo científico, acessível a qualquer público acadêmico, interdisciplinar e provocativo, com intuito de gerar reflexões sobre diversas temáticas.


No final do Encontro o aproveitamento foi muito positivo. A experiência da criação de uma reunião entre todos os membros, dos dois núcleos, foi muito proveitosa e agradável e contribuiu bastante para o andamento dos trabalhos do GIPE. A todos que estiveram presente, nosso muito obrigada! Abaixo a primeira Foto Oficial dos GIPEIROS, em frente ao Instituto Casa da Glória!



Ao GIPE, muito trabalho e pesquisas pela frente, com os olhos sempre voltados para o Espinhaço!