Membros do GIPE

Bernardo Machado Gontijo - Coordenador do GIPE

Possui graduação em Ciencias Biologicas - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983), graduação em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Estudos Latino Americanos - Vanderbilt University (1992) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Geociências da UFMG. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: unidade de conservação, vegetação, áreas verdes urbanas, transformação ambiental e turismo.
Marcelino Santos de Morais  - Líder do GIPE na UFVJM

Possui graduação em Geografia e mestrado em Geografia Física e Análise Ambientalpela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, desenvolvimento sustentável, turismo, cartografia, impacto ambiental, carste e recursos hídricos. Atualmente é Prof. Assistente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e doutorando em Geografia física e Analise Ambiental no Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3821688027953675

Altair Sancho - Pesquisador

Graduado em em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004) e Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS/UFRJ. Encontra-se em processo de Doutoramento (2012-2016) no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como Professor e Pesquisador do Curso de Turismo da Universidade Federal de MInas Gerais/UFMG . Pesquisador do Grupo de Pesquisa Integrado do Espinhaço/GIPE (CNPq) e Grupo de Pesquisa CNPq Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social . Tem experiência na área de Turismo e Meio Ambiente, com ênfase em planejamento turístico, metodologias participativas, políticas de turismo, unidades de conservação e desenvolvimento de base local.
Cristiana Gomes Lopes - Pesquisadora

Mestra em geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007-2009) e graduada em turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Professora do Curso Técnico em Meio Ambiente com ênfase em Turismo - Escola Estadual Dona Francisca Josina/ distrito da Serra do Cipó - Santana do Riacho/MG. Tema geral de pesquisa: Perspectivas teóricas para análise do fenômeno do turismo e estudos de casos sobre as implicações do turismo na região da Serra do Cipó.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4990221606069891


Danielle Piuzanna Mucida - Pesquisadora

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Geologia pela Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília/Australian National University (2002). Atualmente é professora adjunta II da UFVJM. Tem experiência na área de Geociências.


Junia de Castro Borges - Pesquisadora

Mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais na UFMG (2011), possui graduação em Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva (2003), especialização em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela UFMG (2005) e especialização em Geoprocessamento pela UFMG (2007). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em planejamento, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de posicionamento global, cartografia, gestão de turismo receptivo, roteiros turísticos e uso público em unidades de conservação.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4636747172131633

Maria Flávia Pires Barbosa - Pesquisadora

Graduada em Turismo pela UFMG e Mestre em Geografia pela UFMG. Pesquisadora do Grupo Integrado de Pesquisa do Espinhaço - GIPE/UFMG. Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: turismo, desenvolvimento e unidades de conservação.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3469566283414298



Mariana Fonseca Mauro - Pesquisadora


Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), pós-graduanda em Ecoturismo e graduanda em Geografia pela UFMG. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em meio ambiente, e principalmente no planejamento do turismo em Unidades de Conservação. Atualmente, cursa geografia e desenvolve projetos de percepção ambiental, em diferentes contextos.


Marina Carneiro Bernardes Moss - Pesquisadora

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo, na área de Planejamento Urbano, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),  bacharel em Turismo pelo Instituto de Geociências da UFMG (2010) e graduanda em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua como consultora em projetos turístico e sócio-ambientais. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Planejamento Urbano e Territorial. Linhas de pesquisa: turismo, urbanismo, desenvolvimento, cidades turisticas e unidades de conservação.

Raoni Araujo Ferreira - Pesquisador


Turismólogo, mestre em Geografia - Análise Ambiental e graduando em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência em planejamento e gestão em Unidades de Conservação e entorno. Atua principalmente com planejamento e gestão territorial, Unidades de Conservação e entorno, diagnósticos socioambientais e planejamento para o desenvolvimento turístico.


Solano Braga - Pesquisador

Possui Mestrado em Geografia, IGC-UFMG (2011) graduação em Formação Pedagógica de Docentes pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2008) e Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em planejamento, atuando principalmente nos seguintes temas: impacto ambiental, análise ambiental e turismo.

Ezio Dornela Goulart - Pesquisador

Possui graduação em Tecnologia Agronômica em Administração Rural pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (1994). Especialista em Ecoturismo: Interpretação e Educação Ambiental pela UFLA (2001). Atualmente cursando pós-graduação no Programa de Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiencia em Ecoturismo e Unidades de Conservação.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1476195667530390


 Rodrigo Pinheiro Ribas - Pesquisador

Possui bacharelado e licenciatura em Geografia e Análise Ambiental pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH (2006), Especialização em Gestão Ambiental pelo Senac (2008) , Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2010) e atualmente faz parte do programa de doutorado em Geografia da UFMG. Suas linhas de pesquisa englobam o Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Geografia Física e Gestão Ambiental.
CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1852310735226265

Marcelo Fagundes - Pesquisador

Bacharel e licenciado em História Universidade de São Paulo (1998), mestre (2004) e doutor (2007) em Arqueologia pelo Programa de Pós Graduação do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (PPG/MAE/USP). Professor adjunto da Faculdade Intercisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (FIH/UFVJM) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (PPGArq/UFPI). Atualmente é Coordenador do Laboratório de Arqueologia e Estudo da Paisagem (LAEP/UFVJM), vice-coordenador do Núcleo de Geociências (NUGEO/UFVJM) e vice-coordenador do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Humanidades da UFVJM.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8995380304167773

Gabriel Carvalho de Ávila - Pesquisador

Mestrando em Análise Ambiental pelo Instituto de Geociências da UFMG, possui graduação em Ciências Biológicas - Gestão Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), Pós-Graduação em Avaliação de Impactos Ambientais e Recuperação de áreas degradadas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, e curso em Administração e Manejo de Unidades de Conservação pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Atualmente é analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas, atuando como coordenador regional de Áreas Protegidas Estaduais na região do Alto Jequitinhonha. Possui experiência na áreas de gestão de resíduos, educação e mobilização social, licenciamento ambiental, docência, recuperação de áreas degradadas, unidade de conservação, ecoturismo e gerenciamento de equipes.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6572013960778906

Daniela Eloi de Souza - Pesquisadora

Graduação em Turismo pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, unidades de conservação, educação ambiental e patrimonial, turismo de base local. Atualmente é Mestranda em Análise Ambiental pelo Instituto de Geociências da UFMG.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4941586105394962



Bruna Ranção Conti - Pesquisadora Convidada

Professora temporária do departamento de turismo da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED); do Grupo de Pesquisa Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social (GAPIS/EICOS/IP/UFRJ); e da Rede Áreas Protegidas, Turismo e Inclusão Social. Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008). Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Senac RJ (2010). Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutoranda em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do rRio de Janeiro (Bolsista CAPES). Experiência na área de consultoria em turismo e como pesquisadora com ênfase nos temas: desenvolvimento sustentável, turismo em áreas naturais protegidas e ICMS-E
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5130616222632742

Mariana de Resende Machado - Estudante Bolsista Iniciação Científica

Cursa atualmente o 6º período do bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de iniciação científica do CNPq, atuando em projeto de pesquisa do Grupo Integrado de Pesquisas do Espinhaço - GIPE, na área de Unidades de Conservação e Estudo e dinâmica da(s) paisagem(ns) na Reserva da Biosfera do Espinhaço.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5450160263391706



Mariana Araújo Brandão de Sousa - Voluntária

Cursando atualmente o 6º período de bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de iniciação científica do CENEX - UFMG, atuando no projeto de pesquisa "Avaliação do desempenho ambiental e socioeconômico de estabelecimentos agropecuários". Participante do Grupo de Grupo Integrado de Pesquisas do Espinhaço (GIPE) e do Grupo de Estudos Integrados de Solos e Sustentabilidade (GEISS).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8743933213326664

Um comentário:

  1. ELAPIS- VI SAPIS

    Cordial saludo

    Por favor requiero de su ayuda. No he podido enviar mi trabajo para el evento, pues la página web no me permite registrarme por ser extranjera y tener un numero de identificacion diferente. Me pide CPF y no se qué poner en ese campo.

    Hasta cuándo tengo plazo de enviar trabajos??


    Qué debo hacer??

    ResponderExcluir